Os Haemophilus B são microorganismos responsáveis por um variado espectro de doenças, que acometem as crianças nos primeiros meses de vida até a idade escolar.
Essas bactérias colonizam as vias respiratórias e podem provocar doenças de alta gravidade como Epiglotite, Pneumonia, Otite, Septicemia e Meningite.
Nos últimos anos tornaram-se a principal causa de Meningite bacteriana em vários países, com graves sequelas, em virtude de sua especial resistência aos antibióticos tradicionais.
A partir de programas bem conduzidos de imunização sistemática às crianças desde os primeiros meses de vida em conjunção com as vacinas Tríplice e Sabin, estes países conseguiram em curtíssimo espaço de tempo ter uma redução de mais de 95% na incidência das Meningites causadas pelos Haemophilus B.
Um dado complementar importante, é que a colonização das vias respiratórias por esta bactéria nos vacinados, reduziu-se drasticamente, ocasionando um benefício também quanto à incidência das doenças do aparelho respiratório.
O programa vacinal constitui-se de 3 doses aplicáveis a partir do segundo mês de vida, com intervalos de 2 meses cada uma e um reforço aos 18 meses.
As crianças que não se beneficiaram deste esquema, na época oportuna, poderão fazê-lo segundo um novo programa, com menor número de doses, conforme a idade em que se inicia.
A proteção vacinal às crianças tem-se ampliado de forma a que tenhamos cada vez menos necessidade de enfrentar doenças graves, cuja evolução é sempre imprevisível.
A atenção ao programa de vacinações das crianças, deve ser rigorosa, pois dentro do primeiro ano de vida é que se concentram a maioria das vacinas.
É importante não descuidar também, dos reforços vacinais, hoje mais ampliados e manter o controle em todos os períodos da vida.
Vacina é saúde. Proteja o seu filho.
Dr. Alberto Dabori